Evite surpresas!

Peça já o seu estudo AWS, gratuito! 

Com o estudo AWS, ficará a saber o tempo de espera em todos os compartimentos, o desperdício de água associada à espera e o consumo energético associado à solução atual, o circuito de recirculação AQS.

CASO DE ESTUDO: Moradia de 150m2 nos cenários com e sem recirculação A.Q.S.

O AWS apresenta uma analise esquematizada da rede de distribuição AQS permitindo ao projetista definir todos os parâmetros relacionados com a rede de produção e distribuição AQS. 

Nos cenários poderá definir-se a inclusão ou não de recirculação nos segmentos da rede bem como a integração da bateria térmica Hoterway que substitui a utilização do circuito de recirculação. 

Cenário Sem Recirculação

No cenário sem recirculação, prevê-se um tempo de espera máximo superior a 2 minutos e um desperdício de água associado à espera por água quente de cerca de 45m3 por ano, o que corresponde a um desperdício superior a 25% do consumo total de água no imóvel.

Cenário Com Recirculação

No cenário com recirculação, prevê-se um desperdício energético superior a 6MWH /ano associado à utilização do circuito de recirculação por forma a assegurar que a água quente está disponível em todas as torneiras sem espera a qualquer hora do dia. 

Cenário Com Hoterway

No cenário com Hoterway as 3 baterias térmicas Hoterway asseguram água quente sem espera e sem o desperdício energético do circuito de recirculação, apresentando um retorno de investimento inferior a 2 anos e 5 meses. 

CONHECER A TECNOLOGIA HOTERWAY

Quer saber mais? Fale connosco! 

FAQ - AWS

O que é o AWS e para que serve?

O AWS (Audit Waiting Simulador) é uma ferramenta de cálculo que avalia a eficiência energética e hídrica dos circuitos de distribuição de água quente sanitária (AQS) em edifícios residenciais e hotéis/alojamentos locais.

Qual a diferença entre simulação e cenário?

A simulação é a identificação do projeto com as características genéricas do edifício. A primeira fase passa pela definição de quantidade de pontos de entrega de AQS e atribuição de um ID a cada um dos pontos, seguindo-se uma segunda fase onde podem ser alteradas as várias características do edifício com influência no cálculo da eficiência da rede de distribuição de AQS.

Os cenários são subprojetos criados dentro da simulação que podem ou não ter a mesma rede de distribuição AQS havendo a possibilidade de duplicar o cenário de base para criar cenários semelhantes com variação de algumas características. O objetivo dos cenários é comparar a eficiência das várias opções disponíveis para mitigar o tempo de resposta da AQS nos vários pontos de entrega.

Como posso comparar a eficiência dos vários cenários?

Dentro da simulação há a possibilidade de analisar a tabela comparativa dos vários cenários para perceber as vantagens e desvantagens de cada opção, nomeadamente o tempo de espera máxima, o desperdício de água e desperdício de energia associado a cada um dos cenários criados.

Na criação de cenários é possível introduzir as baterias térmicas Hoterway sendo que neste tipo de cenários haverá também a apresentação do investimento associada ao sistema Hoterway e o respetivo retorno de investimento calculado com base no potencial de poupança introduzido pelas baterias térmicas no projeto.

Como posso fundamentar os resultados?

Dentro de cada um dos cenários é apresentada uma tabela com os vários segmentos que constituem a rede de distribuição AQS sendo referido para cada um dos segmentos o volume de água e perda térmica no caso do uso de recirculação AQS. No final é também apresentado uma lista de considerações que suportam o cálculo.