Conceito de bateria térmica integrado na rede AQS
Durante a investigação, a equipa de projeto chegou a uma conclusão fundamental para a definição do conceito geral do Bilt-IN e da sua relação com a rede de distribuição AQS otimizada. Após a análise dos diversos edifícios tipo e possíveis configurações de redes de distribuição AQS, servidas por um circuito de recirculação, a equipa concluiu que nos grandes edifícios, em média, os circuitos de distribuição secundários são responsáveis por mais de 85% das perdas totais dos circuitos de recirculação, ou seja, a recirculação nos circuitos principais de distribuição é responsável apenas por 15% das perdas energéticas destes sistemas.
Conclui-se por isso que, a integração do Built-IN junto ao ponto de distribuição resulta numa poupança energética significativamente superior à sua instalação para correção intermédia da água estagnada na rede principal de distribuição. Para além desta questão das perdas térmicas, também a quantidade de água estagnada na rede principal é substancialmente superior, o que obrigaria a um reforço da capacidade do Built-IN para integração no circuito principal, resultando numa redução significativa do rácio entre o custo do equipamento e o benefício que este gera na melhoria da eficiência da rede de distribuição.
Com base nos desenvolvimentos levados a cabo (otimização da performance térmica do permutador – potência, estabilidade e caudal disponível) e na conclusão referida acima definiu-se que o conceito do Built-IN deveria ter capacidade fixa em vez de ser um sistema modular, conforme sugerido inicialmente.
Com a definição do conceito e da sua relação com os vários edifícios foram propostas duas alternativas para a sua concretização respeitando um conjunto de requisitos e práticas de construção. Por um lado apresentou-se a possibilidade do produto ser integrado numa parede técnica do compartimento a ser servido por água quente, fazendo uma analogia com as caixas de derivação de água usadas nos compartimento e por outro, sugeriu-se o desenvolvimento de um produto para incorporação na zona do teto falso. Estes dois conceitos foram explorados em paralelo porque foram identificadas práticas muito distintas de construção nos vários mercados.